fbpx
Blog da Luni

Por que um piquenique pode ser considerado saudável?

Quando falamos em piquenique saudável, logo pensamos nas comidinhas e bebidas servidas, como as frutas, lanches naturais, saladas e sucos. Opções práticas, que fazem bem em qualquer idade, além de serem deliciosas.

Piquenique saudável
Imagem: Niina Secrets

Mas para um piquenique ser considerado saudável, os motivos vão muito além da escolha do cardápio, e neste post você vai descobrir quais são eles!

Brincar ao ar livre

O primeiro ponto positivo de se planejar um piquenique é possibilitar que as crianças tenham muito espaço para brincar ao ar livre e em meio à natureza, o que não é tão comum aos pequenos, que normalmente ficam mais tempo dentro de casa ou do apartamento, com oportunidades mais limitadas de integração com as demais crianças – como na escola ou quando moram em um condomínio.

O contato com a terra, brincar em meio às árvores, em um parque ou jardim, faz bem à saúde das crianças. Segundo estudo divulgado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, brincar na terra, ou seja, com uma maior integração com a natureza, ajuda na melhora da imunidade. Pela pesquisa, crianças de 3 a 5 anos tiveram melhorias na flora intestinal e nas boas bactérias da superfície da pele.

Brincar na terra
Imagem Antonio Gravante/Creative Fabrica

Para os bebês e crianças pequenas esse contato com a natureza ainda proporciona uma descoberta do mundo ao redor, trazendo benefícios físicos e também psicológicos. Mas é importante ter cuidado para que o contato seja em um local sem sujeira, e sempre seguindo as orientações do pediatra.

A integração com outras crianças, a criatividade que é desenvolvida com tantas possibilidades de brincadeiras em um amplo espaço são mais alguns dos pontos positivos de um piquenique.

Brincar ao ar livre
Imagem: Eu e as Crianças

Outro ponto de destaque é que, naturalmente, quando se passa mais tempo ao ar livre, os níveis de vitamina D tendem a aumentar, com a exposição ao sol. Essa é mais uma grande vantagem à saúde das crianças. Só não se esqueça do protetor solar!

Além disso, toda energia gasta durante o dia traz outras vantagens, como diminuição do estresse e da ansiedade das crianças, e a melhora do sono.

Memória afetiva

Bons momentos ficam na memória! As festas de aniversário, os encontros com os familiares e amigos ficam registrados desde nossa infância, e é muito comum nos recordarmos deles depois de muitos anos.

Piquenique em família
Imagem: Freepic.diller em Freepik

A importância da memória afetiva é mais um motivo para o planejamento de encontros bem divertidos com as crianças, com muitas atividades, algo que um piquenique certamente irá proporcionar e será guardado com muito carinho e boas lembranças por muito tempo.

Aproveite para registrar o piquenique com muitas fotos e também com cartazes e mensagens pelas próprias crianças. Assim, além da memória afetiva, o encontro será lembrado de diferentes formas mesmo anos depois.

Menos internet

Por fim, mas não menos importante em um mundo cada vez mais conectado, com informações que chegam por diferentes redes sociais de maneira quase que instantânea e cada vez mais cedo às crianças, é fundamental promover atividades aos pequenos que não sejam em frente a uma tela de celular ou tablet.

Piquenique em parque
Imagem: Pinterest

Dessa maneira é possível desenvolver a criatividade, a imaginação, um bom relacionamento com outras crianças e adultos, e até mesmo o fortalecimento de algumas características pessoais desde a infância, como maior autonomia e respeito ao próximo. Desconectar um pouco faz bem a todos, em especial às crianças!

E então, com todas essas vantagens, que tal planejar um piquenique especial com as crianças?

Fontes: Revista Galileu e Opinião CE

×

Olá!

Clique e fale com o nosso suporte via WhatsApp ou mande um e-mail para contato@lunicomemoracoes.com.br

*Horário de atendimento das 09h às 21h*

 

×