fbpx
Blog da Luni

Home Office com as crianças em casa – Conheça nossas dicas

Home Office com as crianças

O Home Office com as crianças em casa é hoje uma realidade para muitas mães, seja por atividades do trabalho que já eram desempenhadas em casa, ou por uma nova realidade com a pandemia da Covid-19.

Por um lado, é uma oportunidade de estar mais próxima dos filhos em casa, mas por outro, essa mesma oportunidade se torna um desafio para as mães, afinal, como conciliar o trabalho e a atenção necessárias aos filhos, além de outras tarefas como as atividades de casa ou mesmo aquele tempo para si mesma?

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar as mulheres, para que o Home Office se torne uma experiência mais leve.

Planejamento do home office com as crianças em casa

As mudanças podem ocorrer já no planejamento do dia, com as tarefas rotineiras. Por exemplo, há um horário fixo para o trabalho em casa, com hora exata para o início e o término? Que tal se arrumar como se fosse sair para trabalhar, sem passar o dia de pijama?

Esta é uma maneira de se programar mentalmente para as atividades do dia, o que pode até mesmo melhorar a produtividade, além de ser uma maneira de sinalizar às crianças quando tem início o momento de trabalho e de concentração para a mamãe. Há quem utilize até o crachá da empresa, se for o caso, como uma forma de mostrar aos filhos que aquele é o período de trabalho.

Home Office e as crianças

Agenda

Uma dica que pode ajudar no planejamento da rotina é recorrer à boa e velha agenda. Não faz mal trocar a de papel por lembretes no celular, ou por post-its. O importante é ter suportes que ajudem você a se auto-organizar e dividir cada tarefa, que, normalmente, são muitas.

Quando há com quem se dividir as tarefas, não há dúvidas de que tudo fica um pouco mais fácil, e é fundamental que isso aconteça, para períodos mais equilibrados durante o Home Office.

Home Office e a divisão de tarefas

Se você tem um parceiro ou integrante da família que more na mesma casa e que também esteja em Home Office, se possível, tente revezar os horários de trabalho, o que pode ajudar a ter um tempo maior de atenção às crianças.

Não se cobrar demais no home office com as crianças em casa

Para muitas mães, o trabalho em casa não era uma realidade até o início da pandemia. Não é fácil lidar com tantas atividades ao mesmo tempo, com as incertezas e ansiedade, algo que ocorre com as crianças também. Mas um exercício que deve ser feito é o de não se cobrar para que tudo seja perfeito. É tudo novo para a maioria das pessoas, e tudo bem não ter a mesma produtividade de antes.

A mesma cobrança não deve ocorrer quando o assunto é o acompanhamento dos filhos, por exemplo nas atividades escolares. Por mais que se haja empenho, não há como substituir o papel das professoras e professores das crianças.

Privacidade

Se houver possibilidade, tente separar um espaço para o trabalho em casa, que garanta mais privacidade e tranquilidade para as atividades.

Home Office com as crianças

Mesmo quando não é possível ter um cantinho da casa só para o Home Office, atitudes simples como organizar a mesa em que será desenvolvido o trabalho ou mudar a disposição de móveis podem fazer toda a diferença, e são mais sinais para as crianças de que aquele é o ambiente para o trabalho da mãe.

Os cuidados com as crianças

O tempo que seria gasto no deslocamento ao trabalho pode ser revertido em um período maior para estar com os filhos, enquanto as crianças estão em casa, ou mesmo para ter aquele momento para si mesma, enquanto os pequenos dormem, por exemplo.

Esse tempo com os filhos pode ser utilizado para ajudar nas atividades escolares, ou mesmo na criação de brincadeiras e formas de ensinar de uma maneira mais leve. Que tal estimular a contação de histórias, momentos de leitura, de desenhar e pintar, ou de assistir vídeos e filmes com as crianças?

Além das lições e trabalhos que os filhos recebem da escola, é importante ter momentos mais descontraídos com eles, sem muitas cobranças. E essa dica vale tanto para o período em que as crianças estão em casa, como depois que as aulas retornarem. Após chegarem da escola, atividades lúdicas e mais divertidas são boas sugestões.

Mas da mesma forma, é importante também estabelecer objetivos diários com as crianças, de acordo com a idade. Por exemplo, o horário para arrumar o quarto e os brinquedos, o momento do dia para brincar e para fazer as atividades escolares. Além de ser uma forma de incentivar a responsabilidade dos pequenos, também é uma maneira, durante os períodos de trabalho da mãe, de as crianças estarem concentradas em suas próprias tarefas.

Saiba o momento de parar, e cuide-se!

Além dos cuidados com as crianças, do trabalho e das tarefas de casa, há algo muito importante: cuidar de si própria. Por mais que não seja fácil, estabeleça limites para as atividades à sua volta para reservar um tempo para descansar, fazer atividades que goste, como ler um bom livro ou assistir a um episódio de sua série preferida.

Quanto menores as crianças, mais essa tarefa pode ser difícil. Filhos exigem atenção integral, mas o que é importante destacar é que qualquer planejamento de uma rotina deve incluir aquele tempo para você mesma, o que muitas vezes fica para segundo plano, e ele é fundamental para manter o equilíbrio nesse período em casa.

E para vocês, como tem sido trabalhar em Home Office? Quais são seus sentimentos e aprendizados com essa experiência?

×

Olá!

Clique e fale com o nosso suporte via WhatsApp ou mande um e-mail para contato@lunicomemoracoes.com.br

*Horário de atendimento das 09h às 21h*

 

×