- Os desafios para estimular a autonomia das crianças

Publicado em 13/11/2016 às 20h43

Texto de Luciana Reis

 

Você sabia que podemos auxiliar na independência das crianças até mesmo durante uma festa infantil?

 

 

É natural que os pais tenham cuidados com seus filhos, desde os primeiros meses até que as crianças ganhem confiança em cada atividade, com o passar dos anos. Mas muitas vezes esses cuidados podem se tornar exagerados. Por receio de que a criança sofra, ou que aconteça qualquer acidente ou situação ruim, os pais se tornam superprotetores, com uma supervisão constante sobre as crianças, o que nem sempre é bom para o desenvolvimento de seus filhos.

estimular_crianças

Crescer com Afeto

De acordo com um estudo da Universidade de Montreal, foi possível constatar que quando há um estímulo à uma maior autonomia, há um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo das crianças em atividades que utilizem a memória, o raciocínio, a capacidade de resolver problemas e até mesmo no planejamento e execução de diferentes atividades.

Através da pesquisa, quando comparados os desenvolvimentos das crianças foi possível avaliar que ao completarem os 3 anos de idade, os melhores desempenhos foram o de meninas e meninos que receberam mais estímulos ao desenvolvimento de sua autonomia.

supervisão_de_crianças

Shutterstock

E esse processo pode acontecer de forma gradual, desde cedo. É possível, dentro das possibilidades e respeitando os limites de cada criança, estimular uma maior autonomia desde bebês, ensinando no dia a dia. Isso não quer dizer que as crianças vão tomar suas decisões sempre sozinhas, mas sim que ganharão confiança e autonomia com a supervisão estratégica dos pais, visando sempre um desenvolvimento saudável. E justamente por esse ser um processo desenvolvido ao longo do crescimento dos filhos, que cada momento pode ser uma ótima oportunidade para o estímulo à autonomia. Uma dessas ocasiões são as festas de aniversário, já tinha pensado nisso?

No trabalho que desenvolvemos, não faltam exemplos de pais com um alto grau de preocupação quando o assunto é, por exemplo, a festa do pijama. A primeira oportunidade da criança dormir fora de casa pode ser vista com muito receio. Mas apesar desse medo, os pais podem olhar a festa de aniversário na casa do amigo, seja durante o dia ou mesmo para dormir de um dia para outro, como uma oportunidade importante para estimular a independência da criança. Percebemos que a criança que evita esse tipo de festinha, ou promete ir embora antes de dormir, na verdade, carrega para si todos os medos que os pais transmitem para ela.

festa_do_pijama_medos

Estúdio Barbarella

Por mais que os pequenos precisem ser acompanhados, não é necessária uma supervisão constante, sem dar espaço para a criança. Permitir que os filhos se divirtam, brincando sozinhos na casa de seus amigos, ou dormindo fora quando houver uma festa do pijama, são algumas atividades que vão só  estimular o desenvolvimento saudável das crianças.

crianças_desenvolvimento

Thinkstock

Fora que o orgulho de si próprias ao vencerem seus próprios desafios é a coisa mais linda que poderíamos presenciar!

É evidente que isso não significa deixar de ter os cuidados básicos, como buscar todas as informações sobre como será a festa, conversar com os pais do aniversariante sobre os hábitos das crianças e sobre as atividades que estão previstas, principalmente nas festas do pijama. Mas tudo isso pode ser feito com equilíbrio e naturalidade, estando ao lado da criança, no sentido de acompanhá-la, e ao mesmo tempo estimulá-la a novos desafios, o que não significa estar a todo momento superprotegendo os filhos, ou brincando pelas crianças, fazendo o que as próprias deveriam tentar por elas mesmas, sem a influência direta dos pais.  Elas precisam desde cedo aprender a fazer suas próprias escolhas, cabendo aos pais oferecer todo o apoio que elas precisarem, e se precisarem.

crianças_seguras

Instituto Pinheiro

Essas atitudes tornam o desenvolvimento infantil mais saudável, garantindo uma evolução mais independente, e também menos traumática para as crianças, para que não se tornem adolescentes e adultos cheios de  inseguranças e receios, além dos naturais em cada etapa da vida.

 

Gostou do tema? Adoraríamos saber a sua opinião sobre o assunto!

 

Um beijo e até o próximo post!

 

Referência: Revista Crescer

http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2015/02/incentivar-autonomia-e-fundamental-para-o-desempenho-cognitivo-da-crianca.html

Tags: desenvolvimento infantil, dicas

voltar para Blog

bdt b02 show normalcase center c15nwse fsN fwB|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwB tsY normalcase bdt b02|bsd b04 c10|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN c05 fwR|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner corner-inherit c15nwse sbww bdt b02|bdt b03|news fl