Halloween

- Dia das Bruxas ou Dia do Saci?

Publicado em 22/10/2017 às 20h37

Texto de Luciana Reis

 

No próximo dia 31 de outubro, o tradicional Dia das Bruxas representa uma das comemorações que exemplificam como recebemos diretamente a influência norte-americana, sendo que esta se tornou uma celebração comum em nossa cultura. Como o respeito às diferentes culturas é fundamental e o tema é uma forma bem divertida de celebrar a ocasião, a festa de Halloween é mais do que bem-vinda. Mas para agradar a todos os gostos, inclusive de quem prefere uma comemoração mais “abrasileirada”, com elementos culturais que reflitam o folclore e as tradições de diferentes regiões do país, vem sendo comemorado também, na mesma data, o chamado “Dia do Saci”.

halloween

Constance Zahn

Isso mesmo, o dia 31 de outubro ficou conhecido como o Dia do Saci e surgiu como uma “resposta” ao Dia das Bruxas. Há municípios que até oficializaram a data a partir de leis específicas. E para se ter uma ideia de como o assunto tem sido levado a sério, existe até uma organização sobre o tema, a Sociedade dos Amigos do Saci, que tem mais de mil integrantes.

saci

Juliana Gueiros

Uma resposta bem-humorada e alegre, e que se tornou mais uma opção para celebrar a cultura, e também uma opção de tema para diferentes comemorações. Por exemplo, quem faz aniversário próximo a essa data, pode optar por uma festa de Halloween e, no ano seguinte, brincar com a “rivalidade” e planejar uma festa do Dia do Saci, com muitas cores e elementos do folclore brasileiro.

saci perere

Cris Bierrenbach/Ed. Globo

Pensando nisso, são várias opções de elementos decorativos para este ser também um tema para sua festa, que com criatividade vão tornar a celebração ainda mais divertida. Que tal uma festa à fantasia, baseada no folclore? Assim como é possível ser bem original com uma brincadeira mais assustadora no Halloween, não é diferente na versão brasileira.

halloween

Gabriel Soares/Espaço Pé de Baraúna

Resgatar as lendas e mitos é possível em brincadeiras bem divertidas, como a “caça ao saci”, e que incluem ainda a contação de histórias e peças de teatro. As travessuras típicas do saci caem bem com as possíveis brincadeiras na festa com crianças e jovens.

saciElisa Mendes e Vivian Balla

Integração e respeito a diferentes celebrações

E para se ter uma ideia de como é possível estimular o respeito desde cedo, há escolinhas que conseguem integrar as duas festas, justamente como forma de mostrar as diferentes culturas, fortalecendo a tradição e lendas brasileiras, sem deixar de respeitar e celebrar uma data com influências estrangeiras, estabelecendo conexões interculturais.

halloween

Blog Papagueno

E em ambas as celebrações é possível preparar uma festa com muitos elementos decorativos característicos. Vale a pena a brincadeira!

saci folclore

Elisa Mendes e Vivian Balla

Um beijo e até o próximo post!

Categoria: Festa temática, Halloween
Compartilhar

- Festa do Halloween bem assustadora e divertida!

Publicado em 24/10/2016 às 21h08

Texto de Luciana Reis

 

Doces ou travessuras? Diferentes ideias para comemorar o Dia das Bruxas

A celebração do Dia das Bruxas ficou conhecida como Halloween e teve as primeiras referências relacionadas à América. Mas a cada 31 de outubro, o dia é comemorado em diversos países, e no Brasil já se tornou também uma tradição.

O nome Halloween deriva de “All Hallows Eve”, sendo que Hallow é um termo antigo que significa “santo” e Eve tem o significado de “véspera”, ou seja, na véspera do Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. A origem da comemoração é pagã, e tem variações conforme a região em que é festejada.

decoração halloween

Reprodução/Folha Vitória

Mas uma coisa é certa, a ocasião é uma ótima oportunidade para organizar uma festa bem divertida, com elementos característicos, e que vão animar todas as idades. A idéia é criar um clima assustador e com muito mistério, com uma decoração planejada com muita criatividade, sem deixar a simplicidade de lado. Para isso, separamos algumas sugestões para celebrar esta data, que já está chegando!

decorar halloween

Blog Festa Box

A decoração da festa

As cores predominantes em uma festa de Halloween são o preto e o laranja, e com frequência aparecem também o roxo e o branco. Mas nada impede que diferentes elementos decorativos sejam utilizados, para além das tradicionais abóboras, símbolos da data. Aliás, as abóboras podem ter variações na cor e no formato, tudo de acordo com a criatividade e para combinar com o visual do ambiente.

dia das bruxasTrendzone

Morcegos, corvos, esqueletos, bruxinhas, aranhas são apenas alguns exemplos que podem fazer parte da celebração. E preparar uma festa com uma decoração que chame a atenção de todos não precisa, necessariamente, ser algo que demande muitos recursos financeiros. Recortar, colar e pintar, no estilo faça-você-mesmo, é uma forma mais prática e econômica de preparar a decoração, o que torna cada elemento original e personalizado. Além disso, a brincadeira já começa durante os preparativos. E se os convidados, em sua maioria, são crianças, a diversão é garantida.

festa de dia das bruxas

A Creative Space

Balões coloridos e teias de aranha feitas de papel e algodão são mais algumas sugestões que vão tornar o ambiente ainda mais descolado. E que tal se a festa organizada for à fantasia? Planejar um concurso com as melhores fantasias vai fazer a alegria dos convidados. Uma outra opção para o entretenimento é organizar uma sessão pipoca com animações e filmes relacionados ao Dia das Bruxas.

decoração bruxas

La Chocolé

Já o cardápio pode contar com salgados e doces inspirados no tema do Halloween. Aliás, o famoso “doces ou travessuras” pode fazer parte das brincadeiras para animar a festa. Há comemorações organizadas, por exemplo, em condomínios onde as crianças vão poder passar de casa em casa pedindo os doces, ou oferecendo travessuras.

dia das bruxas

All You

Para iluminar o ambiente é possível usar lanternas – como as tradicionais no interior das abóboras – e velas. Neste último caso, é necessário redobrar a atenção com o local escolhido para acender as velas, principalmente quando há muitas crianças na festa, e sempre evitando que haja papel e outros materiais inflamáveis por perto.

decoração halloween

Fashion Bubbles

Preparados para a festa deste fim de mês? Inspire-se nas sugestões para a comemoração ser bem assustadora e divertida!

balões para halloween

Marta Stewart

comidinha de halloween

Catraca Livre

enfeite de halloween

Stepmom Extraordinaire

halloween party

Disney Babble Brasil

enfeite de halloween

Fashion Bubbles

 

Um beijo e até o próximo post!

Categoria: Halloween
Compartilhar

bdt b02 show normalcase center c15nwse fsN fwB|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwB tsY normalcase bdt b02|bsd b04 c10|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN c05 fwR|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner corner-inherit c15nwse sbww bdt b02|bdt b03|news fl