- Festa de queijos e vinhos: a dica ideal para o inverno

Publicado em 10/09/2018 às 20h08

Texto de Luciana Reis

Em diferentes ocasiões, o cardápio e a decoração são os protagonistas

 

Os dias de inverno combinam bem com reuniões familiares e de amigos, principalmente se for ao redor de uma mesa, com um cardápio especial para a época de frio, em uma festa de queijos e vinhos. Aliás, mesmo para os dias com temperaturas não tão baixas, esta sugestão de “comes e bebes” é bem-vinda.

festa-queijos-e-vinhos

A Fê Faz

Além de preparar a mesa com variadas opções de vinhos e de queijos, uma decoração especial também faz toda a diferença na festa. O planejamento é essencial, desde o primeiro momento, com a informação de quantos convidados estarão presentes, para o cálculo das quantidades necessárias. Por exemplo, de acordo com os complementos, como pães e outros petiscos, calcula-se a necessidade de uma média de 150 a 250 gramas de queijo por pessoa. Quanto ao vinho, a quantidade a ser calculada varia justamente conforme o perfil dos convidados, sendo de, no mínimo, uma garrafa a cada duas pessoas. 

queijos-para-festas

We Share Ideas

Os complementos no cardápio também fazem a diferença na festa, sendo possível incluir, além de diferentes tipos de pães, os frios, as frutas, nozes, geleias, patês. Caso a festa inclua crianças e pessoas que não ingerem bebida alcoólica, planeje servir diferentes sucos e refrigerantes, além da água – que deve estar facilmente disponível, inclusive para quem bebe vinho.

festas-com-queijos

Bella Fiore

Decoração especial  

Cada elemento faz a diferença no momento de servir os queijos e vinhos, o que inclui as facas para diferentes tipos de queijo e as taças especiais para cada vinho – branco, tinto ou espumante. Se a festa não for tão intimista e contar com vários convidados, a dica é preparar uma mesa especial em que cada queijo esteja ao lado da respectiva faca a ser utilizada. Vale até deixar uma plaquinha informativa com o nome ou tipo de queijo e vinho que estão sendo servidos.

mesa-queijos-e-vinhosPapo de Casada

A decoração da mesa principal ou, em caso de festas maiores, das respectivas mesas dos convidados, pode ser inspirada justamente no cardápio, ou seja, vale utilizar rolhas e cortiça na decoração, assim como elementos em madeira, que trazem uma sensação visual de conforto e que combina muito bem com o cardápio especial.

decoração-vinhoAndrea Velame

Arranjos de flores são sempre uma boa sugestão, inclusive aqueles preparados em casa mesmo. Que tal, em vez de utilizar vasos, reaproveitar as próprias garrafas antigas de vinho como suporte para ramos de flores e plantas? O efeito visual vai ser bem descolado e bonito.

decoração-festa-queijos-e-vinhosJulio Acevedo/Casa Vogue

Aproveite para montar tábuas de queijos, inclusive aquelas fabricadas de material mais rústico, o que facilita com que os convidados se sirvam e, ao mesmo tempo, garantem um ar sofisticado ao ambiente. A madeira pode estar presente ainda em pequenos caixotes, que são também alternativas bem originais para a decoração do espaço, além do uso de velas e taças decorativas, que dão um toque especial à festa.

queijos-festaVinho Blog

Depois de arrumar cada cantinho da casa ou do espaço em que será organizada a festa e planejar todos os detalhes do encontro, é hora de pensar na harmonização entre os queijos e vinhos e aproveitar os momentos ao redor da mesa, junto aos amigos e familiares! E então, inspirados para o próximo encontro?

festa-queijos

Constance Zahn

Um beijo e até o próximo post!

Categoria: Cardápio de festa, Dicas, Organizar uma festa
Tags: queijos e vinhos

voltar para Blog

bdt b02 show normalcase center c15nwse fsN fwB|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwB tsY normalcase bdt b02|bsd b04 c10|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN c05 fwR|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner corner-inherit c15nwse sbww bdt b02|bdt b03|news fl