Estilo rústico

- Festa vintage: ideias de decoração de todos os tipos

Publicado em 14/11/2017 às 20h01

Texto de Luciana Reis

 

De casamento a chá de bebê, a mistura do rústico e do clássico nas festas

Ao ar livre ou no bufê, no salão do condomínio ou até mesmo em casa. Os locais e as ocasiões variam, mas a decoração pode seguir um estilo vintage, que combina com festas de aniversário, chás de panela ou de bebê, além de casamentos. O estilo vintage é definido como clássico, uma releitura de peças antigas e que ainda possuem uma excelente qualidade e charme.

festa vintage

Peguei o Bouquet

Cada vez mais o vintage é inspiração para as festas, mas os anfitriões não ficam apenas pelo clássico e rústico, que remetem aos elementos mais antigos. Cada vez mais é possível misturá-los com uma decoração mais moderna e descolada, mantendo a essência, a qualidade e a beleza.

Os elementos decorativos

Para planejar um ambiente vintage, vários elementos podem ser escolhidos. Plantas, flores e velas deixam o espaço mais bonito e combinam com qualquer estilo e motivo de comemoração.

festa vintage

Julia Ribeiro/ Revista Icasei

A escolha das cores mais neutras, incluindo a decoração das mesas, do bolo e até dos doces, é o que mais se observa no estilo vintage. Quanto à escolha das mesas, cadeiras e demais móveis que compõem o espaço, os mais usados são os fabricados em madeira, que combinam bem com o rústico. O aço, a cerâmica e o bambu também são sugestões que têm tudo a ver com o estilo vintage, inclusive em objetos como luminárias, suportes e até em lugares americanos, sousplats e porta-guardanapos nas mesas – cada detalhe, por menor que pareça, garante um novo visual ao ambiente.

festa vintage

Constance Zahn

Já citamos a mesa do bolo, que é um dos pontos de atenção de qualquer festa (apenas como exemplo, ali vão ser tiradas as principais fotografias da comemoração). E um dos bolos que melhor combina com este estilo vintage, e que faz muito sucesso entre os convidados por ser delicioso, é o “naked cake”. Delicadeza e, ao mesmo tempo, um tom mais descolado – menos formal – é possível com a escolha deste tipo de bolo.

festa vintage

Bebê com Estilo

Se a comemoração é ao ar livre, é possível aproveitar um tom mais natural do próprio ambiente, mesclando com a decoração da festa. Plaquinhas, malas de madeira e pequenos vasos de plantas aparecem junto aos docinhos e ao bolo.

festa vintage

Constance Zahn

E não pense que é necessário gastar muito para tornar cada elemento da festa mais vintage. Mesmo que feitos em casa, transformando uma simples garrafa de vidro em um bonito vaso de flores, ou aproveitando uma caixa de madeira para ser usada na decoração, é possível mudar o visual do espaço.

festa vintage

Arte Reciclada

Para fazer com que os convidados entrem no clima desde o início, o próprio convite em papel já pode ser vintage – mesmo com o virtual ganhando espaço, há muitos anfitriões que preferem o tradicional na hora de convidar.

convite vintage

Pinterest/Revista Icasei

Separamos algumas dicas para inspirar a decoração de diferentes ocasiões, tudo pensando em ser uma forma prática, alegre e descolada de preparar a festa, mas possibilitando, ao mesmo tempo, a escolha de elementos clássicos e que não saem de moda. Confira!

festa vintageA noiva de botas

festa vintage

Colher de Chá Noivas

festa vintage

Polka Dot Festas

festa vintage

Tão Feminino

festa do pijama

Blog da Maria Fernanda/Pinterest

 

Um beijo e até o próximo post!

Categoria: Dicas, Estilo de decoração, Estilo rústico, Estilo vintage, Festa personalizada, Mini Wedding, Tipo de festa
Compartilhar

- Tendências para as festas em 2017

Publicado em 24/01/2017 às 20h09

Texto de Luciana Reis.

 

Saiba quais são as ideias e tendencias de decoração que prometem fazer sucesso no planejamento de diferentes festas

Com o fim de 2016 e a chegada do novo ano, é natural que sejam anunciadas diferentes tendências para diversas ocasiões e comemorações, seja um casamento, um batizado, festas de despedida e de aniversário, chás de bebê ou de panelas. Separamos apenas algumas ideias que têm tudo para fazer sucesso no próximo ano e estarem nos planos de qualquer anfitrião.

E não são apenas os elementos materiais que prometem mudar o visual do ambiente. Até mesmo o cardápio escolhido faz toda a diferença e chama a atenção dos convidados. Por exemplo, as frutas vermelhas acrescentadas ao bolo e aos doces são garantia de sucesso tanto no paladar como no aspecto. Se forem utilizadas em uma festa de casamento, por exemplo, podem representar a paixão dos noivos com suas cores vibrantes.

tendencia festasSite de Beleza e Moda

Outra possibilidade para decorar a festa e que nunca sai de moda é a utilização de enfeites artesanais. O próprio cuidado com o preparo, o recortar e colar preparados com carinho já fazem toda a diferença. E os enfeites são adaptados ao tema da festa e ao público convidado.

tendencias festasDiquinhas da Adri

Agora se tem uma tendência que veio para ficar é a produção de comemorações com os temas e objetos sustentáveis e amigos do meio ambiente. Nesse caso, valem lembrancinhas em vasinho de plantas e muito verde na decoração da festa.

tendencias festas

Westwing

Para os que querem inovar ainda mais, uma alternativa é unir a tecnologia à festa. As projeções sempre atraem a curiosidade e representam bons momentos de nostalgia e diversão. O tradicional telão é apenas uma das sugestões, que podem ser expandidas para projeções na parede, no chão e até mesmo nos pratinhos dos convidados. Sem dúvidas o ambiente vai ficar com um visual bem diferente e descolado, de acordo com o que a criatividade permitir.

projeção festas

Divulgação/Bol Notícias

E se a ideia é decorar o espaço de uma forma que faça uma retrospectiva de momentos importantes, seja do aniversariante ou do homenageado da comemoração, que tal espalhar diversas fotografias, em móbiles, nas mesas e nas paredes? Esta é uma tendência que veio para ficar e sempre chama a atenção dos convidados. Ainda nessa linha de fotografias, tem feito cada vez mais sucesso, principalmente em casamentos e festas de formatura, os espaços para a fotografia instantânea, em que os convidados tiram fotografias divertidas em um espaço reservado da festa. Essa é uma tendência de atrativo para as festas em 2017!

decor tendenciaBlog da Mãe Coruja

Mas ainda pensando na decoração, outro modo de decorar que se destaca em diferentes festas é o estilo rústico, muitas vezes misturado a elementos vintage. Caem bem em comemorações sofisticadas ou mais simples, em ambientes fechados ou espaços abertos. Elementos naturais, materiais de madeira, campestres e que dão um ar despojado e belo à decoração permanecem como tendência para o próximo ano!

tendencia rusticaDivulgação/Casa e Festa

E que 2017 chegue com muita animação, boas energias e festas lindas a todos nós! Porque tendência mesmo é que a festa seja divertida e faça a alegria de todos os convidados!

Categoria: Dicas, Estilo de decoração, Estilo rústico, Festa personalizada
Compartilhar

Você sabe qual é a decoração estilo vintage?

Publicado em 14/06/2015 às 00h00

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Luni

Você sabe qual é o estilo “vintage”?

Tudo que é “vintage” está na moda hoje em dia, e, nas festas, essa moda veio pra ficar.

Engana-se quem diz que o “vintage” é algo exclusivamente antigo ou ultrapassado, mesmo sendo em regra, tudo que tenha mais de vinte anos considerado “vintage”, você não deve se apegar a isto, prefiro dizer que o “vintage” é uma recuperação de tudo o que há de melhor e de mais clássico desde os anos 20 aos anos 90, se apegue sim nas belezas que este estilo traz para a atualidade e não se prenda a rótulos.

Muito além das mobílias, peças decorativas para uma sala de estar ou um vestuário, o “vintage” ganha espaço no mundo das comemorações e incorpora ao evento uma atmosfera de significados extras, beleza e muito charme, tornando o momento ainda mais especial.

O estilo traz personalidade e se adequa em casamentos mais íntimos (mini weddings), em festas de aniversário (adulto e infantil), comemoração de bodas, noivados, chás de bebê, de cozinha, de casa nova, etc.

O vintage pode ser adequado e mesclado com outros estilos para cada tipo de evento e usado de maneiras diferentes para atender todos os gostos, o segredo é a dosagem e o bom senso, sempre.

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Luni 

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Luni

Uma marca clássica são os móveis de madeira maciça e espelhos com molduras trabalhadas.

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Luni

As flores também tem participação fundamental nesta caracterização, são elas que “arrematam” no ambiente “aquela” sensação de aconchego e deixam tudo muito delicado, principalmente quando estão misturadas a espécies diferentes, aliás, a mistura de cores também reforça o charme dessa decoração.

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Luni

Essa mistura pode ser em tons mais claros ou mais escuros, mas sempre podemos ir mais além e adaptar outros objetos que possam agregar ainda mais valor à sua decoração.

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Luni

Sem sombra de dúvidas, os objetos antigos são os cartões de visita de uma “decoração vintage”, por isso eles não podem faltar, mas isso não quer dizer, necessariamente, que você precise comprar e utilizar todos eles ao mesmo tempo, você pode optar por locar, pode improvisar com câmeras fotográficas, óculos antigos ou qualquer outra relíquia que você tenha em casa e que se adeque à sua proposta. E, se você for do tipo de pessoa que gosta de colocar “a mão na massa” poderá fazer as suas próprias peças decorativas, ideias não faltam, use sua criatividade e não deixe estes elementos de fora:

- Vidros artesanais;

- Rendas;

- Flores in natura e nas estampas;

-Lousa (chalk board);

-Porcelanas;

-Molduras;

-Papel Kraft;

-Fita de palha;

-Letras em madeira.

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Pinterest 1 2 3

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Pinterest 1 2

E quem disse que o “vintage” se resume a essas considerações? Além de uma linda mesa de doces e do bolo ainda podemos adaptar o estilo para os detalhes da festa como um todo, como por exemplo, o convite, as lembrancinhas, os enfeites das mesas dos convidados, o menu e as fotografias. Todos os itens devem estar em uma perfeita harmonia pré-planejada.

decoracao_rustica_e_vintage_para_casamento

by Luni

As possibilidades do “vintage” e os sentimentos que através deste estilo são transmitidos são tão significativos que não tem como não se apaixonar. Não haverá um só convidado na sua festa que não se encantará com tanto charme e delicadeza. É inegável que a presença desses materiais nos “transportam” a momentos felizes de um passado remoto.

É uma opção de estilo para quem realmente deseja transmitir emoções e elevar ainda mais os significados do evento.

Use a sua imaginação e verá até onde o estilo “vintage” poderá te levar, acredite, você vai se viciar.

Categoria: Dicas, Estilo de decoração, Estilo rústico, Estilo vintage, Tipo de festa
Compartilhar

bdt b02 show normalcase center c15nwse fsN fwB|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwB tsY normalcase bdt b02|bsd b04 c10|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN c05 fwR|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner corner-inherit c15nwse sbww bdt b02|bdt b03|news fl