Cardápio de festa

- Festa de queijos e vinhos: a dica ideal para o inverno

Publicado em 10/09/2018 às 20h08

Texto de Luciana Reis

Em diferentes ocasiões, o cardápio e a decoração são os protagonistas

 

Os dias de inverno combinam bem com reuniões familiares e de amigos, principalmente se for ao redor de uma mesa, com um cardápio especial para a época de frio, em uma festa de queijos e vinhos. Aliás, mesmo para os dias com temperaturas não tão baixas, esta sugestão de “comes e bebes” é bem-vinda.

festa-queijos-e-vinhos

A Fê Faz

Além de preparar a mesa com variadas opções de vinhos e de queijos, uma decoração especial também faz toda a diferença na festa. O planejamento é essencial, desde o primeiro momento, com a informação de quantos convidados estarão presentes, para o cálculo das quantidades necessárias. Por exemplo, de acordo com os complementos, como pães e outros petiscos, calcula-se a necessidade de uma média de 150 a 250 gramas de queijo por pessoa. Quanto ao vinho, a quantidade a ser calculada varia justamente conforme o perfil dos convidados, sendo de, no mínimo, uma garrafa a cada duas pessoas. 

queijos-para-festas

We Share Ideas

Os complementos no cardápio também fazem a diferença na festa, sendo possível incluir, além de diferentes tipos de pães, os frios, as frutas, nozes, geleias, patês. Caso a festa inclua crianças e pessoas que não ingerem bebida alcoólica, planeje servir diferentes sucos e refrigerantes, além da água – que deve estar facilmente disponível, inclusive para quem bebe vinho.

festas-com-queijos

Bella Fiore

Decoração especial  

Cada elemento faz a diferença no momento de servir os queijos e vinhos, o que inclui as facas para diferentes tipos de queijo e as taças especiais para cada vinho – branco, tinto ou espumante. Se a festa não for tão intimista e contar com vários convidados, a dica é preparar uma mesa especial em que cada queijo esteja ao lado da respectiva faca a ser utilizada. Vale até deixar uma plaquinha informativa com o nome ou tipo de queijo e vinho que estão sendo servidos.

mesa-queijos-e-vinhosPapo de Casada

A decoração da mesa principal ou, em caso de festas maiores, das respectivas mesas dos convidados, pode ser inspirada justamente no cardápio, ou seja, vale utilizar rolhas e cortiça na decoração, assim como elementos em madeira, que trazem uma sensação visual de conforto e que combina muito bem com o cardápio especial.

decoração-vinhoAndrea Velame

Arranjos de flores são sempre uma boa sugestão, inclusive aqueles preparados em casa mesmo. Que tal, em vez de utilizar vasos, reaproveitar as próprias garrafas antigas de vinho como suporte para ramos de flores e plantas? O efeito visual vai ser bem descolado e bonito.

decoração-festa-queijos-e-vinhosJulio Acevedo/Casa Vogue

Aproveite para montar tábuas de queijos, inclusive aquelas fabricadas de material mais rústico, o que facilita com que os convidados se sirvam e, ao mesmo tempo, garantem um ar sofisticado ao ambiente. A madeira pode estar presente ainda em pequenos caixotes, que são também alternativas bem originais para a decoração do espaço, além do uso de velas e taças decorativas, que dão um toque especial à festa.

queijos-festaVinho Blog

Depois de arrumar cada cantinho da casa ou do espaço em que será organizada a festa e planejar todos os detalhes do encontro, é hora de pensar na harmonização entre os queijos e vinhos e aproveitar os momentos ao redor da mesa, junto aos amigos e familiares! E então, inspirados para o próximo encontro?

festa-queijos

Constance Zahn

Um beijo e até o próximo post!

Categoria: Cardápio de festa, Dicas, Organizar uma festa
Compartilhar

- Como preparar uma comemoração no inverno

Publicado em 03/08/2017 às 20h05

Texto de Luciana Reis

 

No último dia 21 de junho teve início o inverno no Brasil. Já trouxemos algumas ideias para aproveitar este período mais frio do ano nos preparativos de uma festa, seja nas mudanças da decoração do ambiente, em um cardápio mais apropriado para os dias de inverno e até comemorações inspiradas nas festividades típicas do período, como as festas juninas.

festa no inverno

Alegra Festa

Agora fazemos, a seguir, um compilado de informações que vão ajudar nos preparativos de festas por motivos diferentes, seja um aniversário, despedida ou confraternizações entre colegas de trabalho. Confira!

O cardápio

A escolha dos pratos, lanches, doces e bebidas que vão ser servidos tem influência se a festa acontece no inverno ou no verão. Uma temperatura mais baixa pede bebidas mais quentes, pratos que vão das massas aos caldos, ao contrário do verão, que pede opções mais leves.

comidinha inverno

Organizzada

Uma boa forma de surpreender os convidados é preparar, nos dias mais frios, um cardápio com fondue de queijo ou de chocolate, portanto como prato principal e também como sobremesa. Hoje há variações que vão fazer sucesso e que podem ser preparadas de maneira prática, de acordo com o número de convidados, como o famoso fondue de coxinha (os salgados de frango no fondue de queijo). E que tal inventar opções que combinam bem, criando receitas como o mini churros ou o bolinho de chuva banhado no chocolate derretido, além das frutas?

comida de inverno

HuffPost Brasil/Reprodução

Diferentes caldos sempre são boas sugestões também. Com uma variedade de sabores, vão agradar o paladar dos convidados de diferentes idades, e sem elevar os custos financeiros da comemoração.

comida inverno

Felipe Carneiro/Agência RBS

Decoração

Diferentes temas podem ser aproveitados como inspiração nessa época do ano. Quando se pensa em personagens famosos, animações como “Frozen” são as primeiras a serem lembradas. Além do boneco de neve, o próprio cenário salpicado de flocos de neve, todo branquinho, é uma inspiração para a decoração. Mas não só. Com a criatividade, de esquimós a pinguins passam a fazer parte da decoração. O mesmo vale para os quitutes servidos, que além do sabor, podem ser parte dos elementos decorativos do espaço.

decoração inverno

Blog Elo 7

Mais detalhes

 

Tão importante quanto deixar o ambiente bonito, é fundamental garantir o conforto aos convidados. Para isso, é importante planejar detalhes como o local que a festa vai acontecer, pois dependendo do porte da festa e da reserva de recursos financeiros, é possível alugar aquecedores, como os verticais, que são muito usados em restaurantes, para ambientes que sejam mais abertos, ou até mesmo velas, que garantem também um ar acolhedor ao local. Neste último caso, é importante estarmos atentos com a disposição das velas, preferencialmente com a proteção, para não causar acidentes. Candelabros e caixas de madeira são boas alternativas.

decoração inverno

Constance Zahn

Já há salões de festa, mesmo em condomínios, com aquecimento central ou lareiras, que também fazem toda a diferença nos preparativos para uma comemoração no inverno. Apesar de em nosso país não serem frequentes dias com temperaturas tão baixas, preparar uma comemoração com cuidados ao menos na escolha do local mais cômodo em questões térmicas é sempre bem-vindo. E depois, é só curtir a festa com muita animação!   

festa invernal

Giselle Sauer em Lilica e Tigor

Um beijo e até o próximo post!

Categoria: Cardápio de festa, Dicas, Festa temática, Organizar uma festa, Tipo de festa
Compartilhar

Cardápios saudáveis – e deliciosos – para festas infantis

Publicado em 20/03/2016 às 21h43

Texto de Luciana reis

Festas infantis são sempre bons momentos de reunir a criançada, a família e os amigos. Diversão e comida boa também não costumam faltar. Impossível não pensar nos salgados, sanduíches, doces e bolo das festas. Mas com o crescente número de crianças que passaram a apresentar obesidade, também tem aumentado o número de pais e organizadores de festas infantis que se preocupam em montar um cardápio mais saudável.

festa infantilImagem Rio Kids

Não significa que o tradicional brigadeiro ou as coxinhas estarão abolidos, mas é possível associar alimentos e ingredientes que proporcionem uma alimentação saudável, mas nem por isso menos saborosa. Da mesma forma é também possível manter a simplicidade das escolhas do cardápio, afinal, o que as crianças e os convidados de festas infantis mais querem é comer bem, o requinte não costuma ser o principal foco destas comemorações.   

festa infantil

Imagem Macetes de Mãe

Entre elementos que não costumam faltar nas festas infantis estão os refrigerantes. Mas que tal substituí-los por sucos naturais? As frutas, aliás, podem ser uma das protagonistas das festas, e a criatividade na montagem, seja da mesa principal ou de mesas que funcionam como anexos, ajudam bastante. Espetinhos e saladas de frutas, com uma decoração bem colorida, com certeza vão atrair a atenção das crianças, facilitando o consumo destes alimentos pelos pequenos. E uma sugestão para incrementar, é servir frutas com iogurte natural, uma combinação perfeita.

festa infantil

Imagem Macetes de Mãe

No lugar dos salgados, ou ao menos como uma segunda opção mais saudável, lanches naturais com verduras e pães integrais são bem vindos, ficam deliciosos e há uma grande variedade de ingredientes que podem ser utilizados, além de que a montagem dos lanches é muito prática. Novamente, a criatividade ajuda. Carinhas divertidas e desenhos dão um visual diferente aos lanches. O mesmo pode ser feito com os tradicionais lanches de metro, e a baguete transformada em serpentes ou centopeias com bastante criatividade – azeitonas, legumes e verduras podem ser os ingredientes usados para formar os olhos ou boca dos pequenos animais.

festa infantilImagem Elo7

O estímulo ao consumo de verduras e legumes pode ser estendido também às festas infantis. Saladas apetitosas podem ser montadas com tomate cereja, batatinhas cozidas, baby cenouras e pepinos, servidos em pequenos potes ou pratinhos. Vale a pena lembrar-se de deixar à disposição diferentes tipos de temperos e até oferecer opções que misturem vegetais com frutas: a manga e o abacaxi, por exemplo, combinam muito bem com alguns tipos de salada.

festa infantilImagem Pinterest/Collet Wood

Para a sobremesa, outra opção possível de agradar aos convidados é a gelatina. Dê preferência à gelatina sem sabor misturada ao suco natural de fruta, evitando assim o açúcar em excesso e os conservantes das gelatinas industrializadas. Uma sugestão de apresentação das gelatinas é a disposição em cascas de laranja, por exemplo. Biscoitos de cereais também podem ser acrescentados na festa em pacotinhos com lindos laços.

Festa infantilImagem Imagine Decorar Festas

Não faltam opções para tornar o cardápio mais saudável, sem deixar de ser prático, principalmente em uma festa infantil, quando as crianças não param de brincar, por isso as embalagens de plástico, os recipientes de papel, além de frutas e legumes já cortados em pequenos pedaços são boas alternativas para a festa.

Festa infantilImagem Ami Homeschool Share

Veja mais alguns exemplos e inspire-se para o próximo cardápio!

festa infantilImagem Quase à toa

festas infantis

Imagem Gemelares

festas infantis

Imagem Mil Dicas de Mãe

festa infantil

Imagem borntorock.net

 

Gostou do assunto? Compartilha da mesma opinião? Deixe seu comentário, queremos muito saber!

Um beijo e até o próximo post!

 

 

 

Categoria: Cardápio de festa, Dicas
Compartilhar

bdt b02 show normalcase center c15nwse fsN fwB|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwB tsY normalcase bdt b02|bsd b04 c10|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN c05 fwR|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner corner-inherit c15nwse sbww bdt b02|bdt b03|news fl