As alternativas econômicas para planejar uma festa

Publicado em 12/09/2016 às 20h00

Texto de Luciana Reis

 

Decoração e elementos criativos e feitos em casa e até o compartilhamento de festas entre aniversariantes são soluções para economizar

Os momentos financeiros difíceis e os períodos em que é necessário conter os gastos são comuns, principalmente em tempos de crise no país, mas mesmo assim é possível planejar uma festa, driblando as dificuldades econômicas, e mantendo a diversão e uma comemoração de sucesso.

festa_econômica

Divulgação

E são várias as formas de poupar recursos financeiros. Começando pela escolha do local da festa, que pode ser organizada no salão do condomínio ou mesmo em casa. Nesta última hipótese, quando possível preparar uma comemoração em casa ou no apartamento e de acordo com o número de convidados esperados, é possível economizar tanto no valor que seria pago pelo espaço, como também na compra e aluguel de diferentes elementos, desde utensílios decorativos, às cadeiras e mesas utilizadas. Com os recursos economizados com o espaço, é possível, por exemplo, investir mais na decoração e no cardápio, até mesmo com a contratação de especialistas em organizar festas. Os especialistas muitas vezes já trabalham no ramo a um bom tempo e conseguem com seus parceiros, condições muito especiais para seus clientes economizarem.

economizar_na_festaBlog da Denise

No momento de encaminhar convites, para os convidados que utilizam as redes sociais, o envio virtual pode ser uma boa solução, assim como o preparo manual de convites em papel, caso se opte pela forma mais tradicional. O mesmo vale para os elementos decorativos, que podem ser produzidos a partir de materiais reciclados, objetos que poderiam ser descartados, mas que com cuidado e criatividade podem ser reaproveitados.

festa_econômica

Solo Infantil

Compartilhamento de festas

As alternativas para a economia em festas vão mais além. O compartilhamento de serviços e produtos cada vez mais faz parte de ações que visam à economia, e não é diferente no caso do planejamento de festas. Já há buffets em que são realizadas de forma compartilhada as festas de aniversário de crianças que comemoram o novo ano em datas próximas. Os pais se reúnem na organização de festas com até quatro crianças aniversariantes, e este formato está se tornando comum.

economizar_na_festaOdival Nascimento

É possível economizar recursos financeiros, reunindo vários convidados de uma vez – muitas vezes os aniversariantes têm amigos em comum, como coleguinhas de escola, o que torna ainda mais prático esse tipo de comemoração. Mais uma vez, com a economia garantida pela escolha de um espaço comum, cujos custos vão ser divididos entre os pais, será possível investir em outros elementos da festa.

Buscar um acordo em aspectos que podem gerar controvérsias entre os aniversariantes é importante, como o tema principal da festa e o cardápio, com os comes e bebes que vão ser servidos. Mas não é difícil chegar a consensos de maneira amigável. E como toda idéia nova pode gerar dúvidas no início, quanto ao presente aos aniversariantes, o que geralmente ocorre é já haver a informação no convite do nome do aniversariante conhecido pelo convidado em questão, como por exemplo aos familiares. E no caso de o convidado ser amigo de mais de um aniversariante, o convite pode ter o nome de dois ou mais aniversariantes.

economizar_festa

Solo Infantil

Esta nova forma de comemorar não deixa de ser um desafio, pois é necessário haver um entendimento entre os pais e até mesmo entre os aniversariantes.

Festas em um formato menor

Outra alternativa é a de reduzir a estrutura da festa, onde somente são convidados os familiares mais chegados e/ou amigos mais próximos. Nesse modelo enquadram-se as chamadas "Pockets festa" , "festas que cabem no bolso", são as festas do pijama, picnics, chá de bonecas, etc.

festa_do_pijama_econômica

By Luni Comemorações Personalizadas

picnic_econômico

By Luni Comemorações Personalizadas

                     

Mas seja qual for o modo de comemorar, o importante é celebrarmos a vida ao lado dos que nos são queridos, não é mesmo?

Um beijo e até o próximo post!

 

Referência: Estadão

http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/edison-veiga/bufes/

Categoria: Dicas
Tags: dicas

voltar para Blog

bdt b02 show normalcase center c15nwse fsN fwB|left tsN fwR uppercase b01s bsd|left show fwB tsY normalcase bdt b02|bsd b04 c10|||news fwB tsN fwR tsY c05|normalcase fsN c05 fwR|b01 c05 bsd|login news normalcase fwR c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase bsd c05|content-inner corner-inherit c15nwse sbww bdt b02|bdt b03|news fl